teste do iE

Aguar - Sistema de irrigação

Notícias

voltar

Como preparar o jardim para o verão

17/12/2015

No verão, não há dúvida que os jardins brilham o seu melhor aspecto graças àquelas plantas que estão em plena floração e muitas das espécies invadem o espaço com as suas cores e aromas tão agradáveis. Para fazer com que o jardim se torne um lugar mais bonito de nossa casa no verão, é imprescindível mantê-lo em boas condições e, para isso, devemos seguir uma série de cuidados e atenções pouco antes da chegada do calor intenso. Não é uma tarefa complicada, simplesmente deve prestar atenção aos cuidados que lhe mostramos neste artigo de umComo.com.br sobre como preparar o jardim no verão.

Instruções

O bom tempo e o desenvolvimento das plantas e flores atraem os insectos e as pragas que se encarregam de invadir o jardim por completo e estragar o trabalho que foi feito anteriormente. Como não queremos que isto aconteça, é fundamental cuidar das plantas e certificar-se se há algum dano causado por uma praga, para aplicar o tratamento contra parasitas mais adequado. Tenha em conta que os produtos químicos não se devem aplicar nas horas de maior calor.

Depois de ter analisado o estado de cada uma das suas plantas, chegou o momento de passar à limpeza profunda do jardim. Trata-se de uma tarefa delicada em que primeiro é necessário liberar as plantas das folhas secas e das partes danificadas que tenham, para favorecer o seu crescimento natural e fazer com que pareçam bonitas. As sebes e os arbustos também precisam de poda, onde se deve retirar a madeira velha, quebrada ou danificada e as flores murchas.

Em seguida, remova a terra dos vasos e arbustos, utilize algumas vitaminas para a enriquecer e faça uma ligeira rega. Por último, retire os desperdícios com um ancinho até que tudo esteja bem limpo.

Quanto à grama, os principais cuidados que requer são, por um lado, retirar as ervas daninhas e, por outro, deixá-la bem curta para crescer com mais força e de forma homogênea. Além disso, é muito importante fertilizar a grama para ter os nutrientes necessários e regá-la com uma grande intensidade para que se mantenha saudável.

A rega nos meses de maior calor deve ser abundante, mas é preferível fazê-lo nas horas mais frescas do dia, para não exceder o consumo de água e evitar que se evapore com rapidez. No caso de dispor de um sistema de rega automático, deve programá-lo em função de cada tipo de planta e da sua localização, tenha em conta que o excesso de água também é prejudicial para as plantas.

Por fim, aproveite a mudança de estação para plantar espécies novas como flores próprias desta estação. Assim o seu jardim causará uma boa impressão e será um espaço encantador para relaxar e desfrutar dos dias de sol. Em umComo.com.br mostramos-lhe quais são as melhores flores para o verão.

Comentários